
Os países que compõem a Federação Internacional de Trabalho Social para a América Latina e o Caribe (FITS ALC) expressam nossa preocupação diante da intervenção militar executada pelos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela em 3 de janeiro de 2026, por constituir uma violação aos princípios de soberania, autodeterminação dos povos, solução pacífica das controvérsias e ao Direito Internacional.
Reafirmamos que é legítimo questionar governos por práticas autoritárias, corrupção ou violações de direitos humanos; no entanto, isso não justifica nem legitima uma intervenção militar estrangeira. Ações unilaterais e o uso da força aprofundam o sofrimento social, geram graves impactos humanitários e colocam em risco a estabilidade regional, afetando diretamente os povos.
Desde o Trabalho Social reafirmamos nosso compromisso com as vias democráticas, o diálogo, a mediação e a paz. Fazemos um chamado para priorizar o bem-estar dos povos acima de interesses individuais ou geopolíticos e instamos as e os Assistentes Sociais da região a sustentar esses princípios éticos em seu exercício profissional, contribuindo para a defesa da dignidade humana e a resolução pacífica dos conflitos.
3 de janeiro de 2026
FITS ALC